quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Deu na CFO

Eu também não conhecia a CFO Magazine, uma revista dirigida aos CFOs (do inglês, Chief Financial Officer, para o que chamaríamos de "Executivo de Finanças"). É uma revista publicada pelo The Economist Group, mais famoso por uma outra revista...

O que me chamou a atenção, foi uma nota que recebi dizendo que havia um artigo muito interessante nesta publicação. (Para os mais afoitos, o link para a matéria está aqui).

Em "An Open Secret" (Um segredo aberto), Marshall Krantz fala do milhonésimo download de um software, que por sua natureza é, de uso restrito: um ERP produzido pela OpenBravo. Não que notícias de Software Livre e de Código Aberto sejam estranhas. O que é novidade é uma notícia deste tipo aparecer em uma publicação destinada a um público no qual normalmente não pensamos quando falamos de Software Livre.

Quando uma revista para executivos de finanças começa a falar de Software Livre, é sinal que estamos atingindo massa crítica. Não somos mais uma curiosidade ou um "nicho acadêmico". O Software Livre está chegando à maturidade em grande estilo. Chegamos aos executivos de finanças. Fazemos sentido do ponto de vista econômico e, arrisco dizer, qualitativo.

Além do próprio tema, há outros tesouros escondidos no texto. Segundo o autor, até mesmo aquelas companhias que rejeitaram abertamente o Software Livre, "podem se ver usando o software aberto, apesar da sua oposição".

Sob qualquer ângulo que se olhe, o Software Livre é hoje uma realidade. E não apenas pela atual crise econômica. Software Livre faz sentido. Se não o fizesse, não haveriam empresas do porte de uma IBM, RedHat ou Novell investindo milhões na idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário