sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Departamento de Marketing

Esta semana aconteceu o III CONSEGI - Congresso Internacional Software Live e Governo Eletrônico. Três dias de um grande evento do qual, infelizmente, só pude participar por um dia e meio se contar o tempo todo que passei lá na Escola de Administração Fazendária. Foi gostoso rever amigos e descobrir que há uma nova geração de universitários interessados nos temas que começamos a discutir anos atrás. Também foi um pouco decepcionante ver que estamos discutindo e divulgando o tema há anos e até hoje as dúvidas dos “novos” continuam as mesmas. É preciso chegar com o Software Livre ao público em geral.

Acho que estamos fazendo um bom trabalho na discussão de temas relevantes: liberdade, compartilhamento, desenvolvimento, autonomia, soberania... São todos temas importantes e críticos ao nosso desenvolvimento, tanto individual quanto nacional. Temos pessoas extremamente competentes discutindo temas extremamente relevantes mas não temos ninguém que consiga levar a mensagem para a platéia da novela das oito.


As empresas, na sua maioria, ainda vêm o Software Livre como uma forma de economizar. Não reconhecem no modelo vantagens estratégicas ou tecnológicas. O Linux e o BrOffice são apenas formas de pressionar a Microsoft por melhores preços no Windows e no Office. Esta situação precisa mudar.


Acho que estamos prontos para o próximo passo. Precisamos de um departamento de marketing para o Software LIvre. Precisamos de uma campanha de divulgação contínua que mostre as vantagens (sociais, tecnológicas, estratégicas e econômicas) que só o modelo do Software Livre trás. Temos as ferramentas e temos as pessoas. Começamos a aparecer na mídia com o UCA, com os NetBooks pré-instalados com softwares abertos e livres. Estamos em um ponto onde será preciso muito pouco para podermos parar de explicar porque se deve usar Software Livre.


Precisamos começar logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário