sexta-feira, 16 de julho de 2010

Chateau la Variére - Anjou 2008

É sexta-feira e me permito gastar um pouco mais. Passo na Vintage Express e peço uma recomendação. Duas coisas me chamaram a atenção o suficiente para comprar esta garrafa: o fato de ser um cabernet franc e a menção "vigneron independant" no lacre.

Faz tempo que não tomo um cabernet franc e, confesso que quase tinha me esquecido do que essa uva é capaz e que, infelizmente, é geralmente muito maltratada por alguns produtores sul americanos. Este Variére, ao contrário, mostra um respeito com o vinho que eu não esperaria em um equivalente nacional do mesmo preço.

É um vinho equilibrado, com fruta o suficiente sem ser excessivo e amadeirado o bastante sem ser opressivo. Como muitos dos grandes vinhos franceses, é um vinho leve no álcool (apenas 12,5%). O Variére vem do vale do Loire onde a família Beaujeau mantém um vinhedo de 68 hectares da cabernet franc.

É aí que entra o selo de "vigneron independant". A Vignerons Independant de France é uma associação que promove os vinhos dos pequenos, logo "independentes", produtores da França. Esta associação surgiu para defender os pequenos viticultores da força massificante das grandes cooperativas agrícolas que passaram a vender vinhos misturados de diversos produtores.

Quem dera tivéssemos o mesmo tipo de associação para os pequenos produtores de cachaça no Brasil.

Achei na Vintage Express por R$ 65,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário